O MBA é Um Caminho Previsível Para o Sucesso na Carreira
05/02/2019
O MBA é Um Caminho Previsível Para o Sucesso na Carreira
O MBA tem provado ser um caminho seguro para o sucesso na carreira e a estabilidade financeira, especialmente em tempos de incerteza. Os melhores executivos destacam que os formandos de MBA são treinados para transformar a incerteza em oportunidade.
Vivemos em tempos incertos com crises causadas por políticas governamentais duvidosas, guerras, má gestão financeira e volatilidade contínua nos mercados de commodities e bolsas de valores. A incerteza é estressante. Ele invoca o medo e arrasta as pessoas e empresas fora de suas zonas de conforto. Em muitos casos, ela é classificada como um evento de vida negativo, seja pessoal ou empresarial. Mas como em tudo, há um outro lado da moeda. A incerteza pode ser ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade.
“A incerteza e o mistério são energias da vida. Não deixe que eles te assustem indevidamente, pois mantém o tédio longe e despertam a criatividade “ é uma das frases mais famosas de R.I. Fitzhenry.
As empresas que consideram a incerteza como uma oportunidade, sabem como prever, enfrentar e aproveitá-la. Quando finalmente emergem, fazem isso como líderes de mercado com os seus novos produtos, suas novas estratégias ou políticas. A incerteza pode, é claro, levar a grandes avanços, aumento de confiança e crescimento.
“O choque econômico de 2008 e a Grande Recessão que se seguiu, não apenas criaram profunda incerteza sobre a direção da economia global, mas também abalaram a confiança de muitos líderes empresariais sobre sua capacidade de ver o futuro bem o suficiente para tomar medidas ousadas “, Lowell Bryan, diretor do escritório da McKinsey New York diz em seu artigo “Gestão dinâmica: Melhores decisões em tempos incertos”. Na verdade, as empresas não podem prever o futuro, mas eles podem construir organizações que irão sobreviver e prosperar em quase todas as circunstâncias possíveis.
É por isso que, nos tempos incertos atuais, as empresas precisam de líderes e gestores cuja mentalidade seja ajustada para ver a incerteza como uma oportunidade e não um risco. Um formando com um MBA é exatamente essa pessoa.
“É claro que você pode ter uma vida e carreira gratificantes sem um MBA. Você pode certamente tornar-se rico e poderoso, sem um, como Bill Gates, Jeff Bezos, Richard Branson, e Amancio Ortega podem testemunhar. Mas quando você estiver criando o próximo Google, Tencent, ou a próxima Apple, você vai precisar de pessoas com o treinamento, as habilidades e rede de contatos que a educação empresarial é exclusivamente boa em fornecer. Há uma razão pela qual todas essas empresas contratam pessoas com MBAs “, escreve Sally E. Blount, reitor da Kellogg School of Management da Northwestern University, em seu ensaio ” Sim, o mundo precisa de mais MBAs “.
De acordo com Blount, o mundo precisa de líderes que compreendam os mercados profundamente, sua conexão com o setor público e as implicações filosóficas, culturais e sociais do crescimento do negócio global. “Precisamos de líderes que compreendam completamente que os mercados, ainda que sejam altamente eficientes, não são justos, bons, ou sábios. […] Precisamos de líderes que estejam prontos para enfrentar os desafios da crescente desigualdade de renda, do desemprego, impacto ambiental e da homogeneização cultural que as práticas de negócios atuais ainda não possuem uma forma adequada de lidar. “
Por que um MBA é tão importante em tempos de incerteza?
Um MBA ensina você a pensar estrategicamente sobre a sua área ou indústria dentro de um contexto mais amplo do um mundo dos negócios. Contabilidade financeira, economia gerencial, estratégia, marketing e gestão de cursos de marketing financeiro sustentam suas novas capacidades. Estudar em um MBA o ensina a falar a linguagem dos negócios. Ele ajuda você a enfrentar os problemas que surgem no mundo real dos negócios, sem fugir deles.
Como diz o ditado, “Um problema bem definido é meio resolvido”. Isto exemplifica a importância dos passos da conceituação em qualquer metodologia normal de resolução de problema. Portanto, é essencial fornecer a formandos em um MBA pelo menos alguns dos fundamentos básicos de como conceituar e atacar problemas difíceis.
É por isso que, além de habilidades técnicas e interpessoais, os cursos de MBA são de valor inestimável para o foco que puseram em ensinar várias técnicas de resolução de problemas, fornecendo aos participantes um conjunto de ferramentas risco, com diferentes abordagens que se pode usar quando confrontados com um problema. A metodologia de resolução de problemas ensinada durante o curso permite que os formandos visualizem um determinado assunto a partir de ângulos diferentes e o considerem em sua complexidade.
“Os problemas que enfrentamos no mundo dos negócios hoje em dia são multifacetados. Para realmente resolver um problema, você precisa entender todos os seus aspectos e tudo em torno dele “, enfatiza Daniel Kiryakov, um graduado com MBA pela Yale School of Management. Daniel, que já trabalhou como analista de investimento de capital de risco, pensa que um graduado no MBA está equipado com um kit de ferramentas de pesquisa e análise de investimentos potenciais profundas. “O programa de MBA forneceu-me as habilidades básicas que eu precisava, a fim de realizar esta análise, mas também com o quadro e a mentalidade para analisar tais problemas complexos. No final das contas, você quer saber se esta empresa é um bom investimento, e isso é uma simples resposta sim ou não; mas para chegar lá, você precisa passar por vários níveis de análise, ” acrescenta Daniel.
Bryan acha que o conhecimento, a habilidade e experiência destes líderes torna-os mais adequados do que ninguém a agir decisivamente quando for a hora certa. Esses executivos também estão bem colocados para construir as capacidades organizacionais necessárias para expor questões críticas no início, e depois usar o tempo de espera extra para reunir inteligência, para realizar as análises necessárias e, para debater as suas implicações.
“As empresas não podem controlar o tempo, mas elas podem projetar e construir um navio, e equipá-lo com uma equipe de liderança, que pode navegar no oceano em todas as condições meteorológicas. As organizações que se tornarem mais flexíveis e hábeis na tomada de decisões críticas no momento adequado têm enormes oportunidades para capturar mercados e lucros de empresas que persistem na gestão como se o ambiente de negócios futuro fosse razoavelmente previsível ” Bryan escreve.
De acordo com Blount, indivíduos inteligentes altamente motivados reinventarão mercados, impulsionarão o crescimento, e trabalharão em todos os setores para construir organizações fortes e transformadoras. Mas os mercados ou governos não vão fazer isso por conta própria; os incentivos simplesmente não estão lá. “É por isso que o mundo precisa de mais, não menos, educação empresarial. Ele depende disso “, conclui Blount.
“Um título na área de negócios continua a ser um dos caminhos mais previsíveis para o sucesso e a estabilidade financeira e pode fornecer o passo à frente proverbial da relativa pobreza a grande realização e riqueza. Em tempos de incerteza, como o que temos vivenciado desde 2008, ela tende a atrair mais estudantes que fazem essa conexão “, diz Sri Zaheer, Reitor da Carlson School of Management na Universidade de Minnesota.
Interessado em um MBA?
O Access MBA faz a ponte entre os executivos de negócios e os programas de MBA de elite de todo o mundo através de reuniões individuais personalizadas entre um potencial candidato ao MBA e os Diretores da Área de Admissões.
O Access MBA Tour voltará a São Paulo em 23 de fevereiro.
O evento reunirá as melhores escolas internacionais de negócios da Europa e da América do Norte, bem como prestigiadas instituições locais.
O Tour do Access MBA apresenta 125 escolas de negócios internacionais e ocorre em 34 cidades de todo o mundo.
O evento é gratuito, mas a inscrição antecipada é obrigatória para que você seja selecionado para participar das reuniões com as escolas de negócios. Clique aqui para saber mais e fazer a inscrição on-line